AD Araranguá

 

 

A HISTÓRIA DA ASSEMBLEIA DE DEUS EM ARARANGUÁ TEVE INÍCIO COM O SENHOR DEONEL CECILIO COSTA, O QUAL SE CASOU COM MARIA NASCIMENTO GEREMIAS COSTA NO ANO DE 1933. O CASAL TEVE SEIS FILHOS: TEREZA, NADIR, EDIONOFRE, SEBASTIÃO, VANETE E MARIA DAS GRAÇAS. COM O PASSAR DOS ANOS, DEONEL ADOECEU. 

OS DIAS DIFÍCEIS ENCONTRARAM ESPERANÇA QUANDO O JOVEM ARISTOLINO DE SOUZA, AFASTADO DOS CAMINHOS DO SENHOR, QUE TINHA VINDO ATÉ ARARANGUÁ PARA NAMORAR COM TEREZA, UMA DAS FILHAS DE DEONEL, PERGUNTOU A SEU SOGRO SE PODERIA TRAZER UM HOMEM DE DEUS PARA ORAR POR ELE. 

MESMO SENDO CAPELÃO DA IGREJA CATÓLICA, HOMEM MUITO CONHECIDO E RESPEITADO PELA COMUNIDADE, A VONTADE DE SER CURADO O LEVOU A CONCORDAR EM RECEBER UMA ORAÇÃO VINDA DE OUTRO CREDO. ENTÃO, EM 1948, PASTOR JOSÉ BORBA DE CRICIÚMA CHEGOU ATÉ DEONEL E O CONVIDOU A ACEITAR A CRISTO, GARANTINDO QUE SE O ACEITASSE DE TODO O CORAÇÃO SERIA CURADO DE TODAS AS SUAS ENFERMIDADES. DEONEL NÃO SOMENTE ACEITOU JESUS COMO TAMBÉM FOI CURADO, SERVINDO DE TESTEMUNHO VIVO NA CIDADE. 

JUNTO DELE, TODA A SUA FAMÍLIA VEIO A CRISTO, INCLUSIVE SEU GENRO QUE ATÉ ENTÃO ESTAVA AFASTADO DOS CAMINHOS DO SENHOR, MAS SABIA QUE JESUS ERA O ÚNICO QUE PODIA LIVRAR SEU SOGRO DAQUELA SITUAÇÃO. DESSA FORMA, INICIARAM OS PRIMEIROS CULTOS NA CASA DA FAMÍLIA COSTA, LIDERADOS PELO GENRO ARISTOLINO. OS PIONEIROS ENFRENTARAM MUITAS PERSEGUIÇÕES, MAS VENCERAM NA ORAÇÃO. 

EM 1949 O PASTOR BORBA ENVIOU O PASTOR ORLANDO BRASIL PARA TRABALHAR EM ARARANGUÁ E JUNTO DA DEDICAÇÃO DO MEMBRO DEONEL A OBRA CRESCEU. AS PRIMEIRAS CONVERSÕES FORAM DE SERAFIM DA SILVA, ESTEVÃO, ANGELINO ROSA, MARIA ELIAS, MARIA DO CANTO, ODORICO DO CANTO E ÁLVARO BATISTA. AINDA EM 1949, DEONEL DOOU O TERRENO PARA A EDIFICAÇÃO DA PRIMEIRA IGREJA, CONSTRUÍDA NO LOCAL DO ATUAL TEMPLO SEDE. 

O PRIMEIRO BATISMO EM ÁGUAS ACONTECEU NO ANO DE 1950, NA LAGOA DA SERRA, PRESIDIDO PELO PASTOR JOSÉ BORBA, QUANDO DESCERAM ÀS ÁGUAS DEONEL CECILIO COSTA, SERAFIM DA SILVA E OUTROS IRMÃOS. O PRIMEIRO CRENTE BATIZADO COM O ESPÍRITO SANTO FOI A ESPOSA DE DEONEL, A IRMÃ MARIA NASCIMENTO. E HOJE IRMÃOS, RESGATANDO - AINDA QUE SUPERCIFIALMENTE ESSA HISTÓRIA, NÓS TEMOS A ALEGRIA DE PARTICIPAR DAS COMEMORAÇÕES DOS CEM ANOS DE FUNDAÇÃO DA ASSEMBLEIA DE DEUS NO BRASIL.

A HISTÓRIA INICIADA POR UMA DUPLA OBEDIENTE AO IDE DE CRISTO NOS TROUXE ATÉ AQUI, QUANDO NOS ENCONTRAMOS REUNIDOS EM UMA DAS 110 MIL IGREJAS ESPALHADAS PELO PAÍS, FAZENDO PARTE DOS 12 MILHÕES DE ASSEMBLEIANOS. PARA VOCÊ QUE NÃO FAZ PARTE DA MAIOR DENOMINAÇÃO PENTECOSTAL DO BRASIL, JUNTE-SE A ESTE EXÉRCITO QUE MARCHA EM DIREÇÃO AO CÉU. E, SE VOCÊ AINDA NÃO SE CONSIDERA UM CIDADÃO DO CÉU, ACEITE JESUS COMO SEU ÚNICO E SUFICIENTE SALVADOR, PORQUE MELHOR DO QUE CONGREGAR NA TERRA, NA MAIOR DENOMINAÇÃO EVANGÉLICA DO PAÍS, É TER A CERTEZA DE VIDA ETERNA, QUANDO CONGREGAREMOS PARA SEMPRE COM CRISTO. 

A NÓS, ASSEMBLEIANOS, FICA A MISSÃO DE PROPAGARMOS ESSE EVANGELHO, PASSANDO-O DE GERAÇÃO A GERAÇÃO, OBEDECENDO AO IDE DE CRISTO, PROPAGANDO JESUS COMO O ÚNICO E SUFICIENTE SALVADOR DA HUMANIDADE E A ATUALIDADE DO BATISMO NO ESPÍRITO SANTO E DOS DONS ESPIRITUAIS, COMO FIZERAM OS PIONEIROS DESSA JORNADA. 


Fonte de pesquisa:

HISTÓRICO NACIONAL - SITE OFICIAL DO CENTENÁRIO

HISTÓRIA ESTADUAL E MUNICIPAL BASEADA NOS LIVROS: RAÍZES DA NOSSA FÉ DE ISMAEL DOS SANTOS E O VENTO SOPRA ONDE QUER DE GESIEL GONÇALVES. 

E ENTREVISTA CONCEDIDA PELO FILHO DO FALECIDO IRMÃO DEONEL COSTA – SEBASTIÃO COSTA, AO PRESBÍTERO JOHN SAIMON FELICIADO.


 

 

 

Assembleia de Deus de Araranguá